A indústria 4.0 pode ser muito mais acessível do que você imagina. Em um mercado muito mais exigente, as empresas passaram a buscar maneiras de integrar seus produtos, necessidades e preferências específicas de cada cliente, unidos a uma produção seriada em massa.
Um conceito de customização prévia do produto por parte dos consumidores se tornaria uma variável a mais no processo de manufatura.
As fábricas inteligentes possibilitam a personalização de cada cliente, adaptando o produto conforme as suas preferências. Assim, o processo deixa de ser B2B (Business to Business – sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas) e passa a se tornar C2B (Customer to Business), onde os clientes passam a comandar as “ações” de sua manufatura, determinando exatamente o que deverá ser produzido, de acordo com suas expectativas, experiências e necessidades.
Então, mãos à obra, e confira os passos para tornar tudo isso muito mais simples do que parece:
- Não é necessário implantar tudo o que a Manufatura Avançada oferece
- Mapear o que a sua indústria já possui e como poderá ser aproveitado
- Seu produto exige flexibilidade de customização em massa?
- Você pode ganhar muita produtividade implantando algumas das tecnologias da Manufatura Avançada
- Há investimentos relativamente baixos, que podem dar um rápido retorno.
- Seguindo alguns passos, você chegará a uma Manufatura Inteligente.
Fonte: Revista Manufatura Inteligente – Indústria 4.0 – Edição 2.
Disponível em: http://www.ska.com.br/ska/blog/6-passos-que-tornam-implantacao-da-industria-40-na-sua-empresa-mais-simples-do-que-parece