Skip to main content
All Posts By

admin

Inspeção visual na Indústria: Aumento da produtividade e diminuição de custos.

A gestão da qualidade é um processo muito importante nas fábricas e indústrias, dessa forma, deve ser realizada com um processo criterioso e eficiente. Caso não seja feito, o produto pode chegar ao mercado com uma qualidade inferior, causando uma percepção ruim da marca, ou o produto pode atrapalhar na produção, como por exemplo, um produto que não esteja bem empacotado pode derramar, atrapalhar todo o processo produtivo e ainda criar não conformidades em outros produtos. Dessa forma, o custo dessas não conformidades pode ser muito grande para a empresa. Embora sejam pequenos problemas, causam grandes perdas. Muitas empresas não buscam formas eficientes de resolvê-lo, o que faz com que a produtividade da empresa seja prejudicada. Assim, há uma consequência bastante negativa para qualquer empresa, que é a união de baixa produtividade com alto custo.
Desse modo, a StepON com o seu conhecimento de Engenharia, com ênfase em Automação Industrial, trabalha para resolver essas questões através de técnicas eficientes e seguras.
Nossas soluções imergem no problema, para encontrar a melhor solução possível. Nós iniciamos a resolução, primeiramente, com o conhecimento do processo da empresa e uma conversa com os seus colaboradores, depois analisamos qual solução mais satisfaz suas necessidades, podendo esta ser com uso de sensores de cor, de visão, de distância, entre outros. A StepON desenvolve a melhor solução para as empresas. Ao fim do nosso trabalho, observaremos o aumento dos KPI’s de qualidade e a diminuição dos custos gerada pela aplicação da solução.

Imagem retirada do site da Keyence. https://www.keyence.com.br/landing/lpc/sistema-inspecao-visual.jsp

[1] – Bharathi, S.Shankar & N.Radhakrishnan, & Prasad, Pinnamaneni. (2013). Machine Vision Solutions in Automotive Industry. 10.1007/978-3-319-04693-8_1.
[2] – SALDANA, Erick et al . Review: computer vision applied to the inspection and quality control of fruits and vegetables. Braz. J. Food Technol., Campinas , v. 16, n. 4, p. 254-272, Dec. 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-67232013000400002&lng=en&nrm=iso>. access on 23 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-67232013005000034

6 passos que tornam a implantação da Indústria 4.0 na sua empresa mais simples do que parece

A indústria 4.0 pode ser muito mais acessível do que você imagina. Em um mercado muito mais exigente, as empresas passaram a buscar maneiras de integrar seus produtos, necessidades e preferências específicas de cada cliente, unidos a uma produção seriada em massa.

Um conceito de customização prévia do produto por parte dos consumidores se tornaria uma variável a mais no processo de manufatura.

As fábricas inteligentes possibilitam a personalização de cada cliente, adaptando o produto conforme as suas preferências. Assim, o processo deixa de ser B2B (Business to Business – sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas) e passa a se tornar C2B (Customer to Business), onde os clientes passam a comandar as “ações” de sua manufatura, determinando exatamente o que deverá ser produzido, de acordo com suas expectativas, experiências e necessidades.

Então, mãos à obra, e confira os passos para tornar tudo isso muito mais simples do que parece:

  1. Não é necessário implantar tudo o que a Manufatura Avançada oferece
  2. Mapear o que a sua indústria já possui e como poderá ser aproveitado
  3. Seu produto exige flexibilidade de customização em massa?
  4. Você pode ganhar muita produtividade implantando algumas das tecnologias da Manufatura Avançada
  5. Há investimentos relativamente baixos, que podem dar um rápido retorno.
  6. Seguindo alguns passos, você chegará a uma Manufatura Inteligente.

Fonte: Revista Manufatura Inteligente – Indústria 4.0 – Edição 2.

Disponível em: http://www.ska.com.br/ska/blog/6-passos-que-tornam-implantacao-da-industria-40-na-sua-empresa-mais-simples-do-que-parece

Manutenção Industrial, importância tipos, aplicações e informações

A manutenção industrial deve ser prática constante nas organizações, pois caso o equipamento quebre ou apresente defeitos em operação. O produto não terá o mesmo padrão de qualidade.Além do mais, a interrupção do processo gera uma série de problemas que poderiam ser evitados é essencial para empresas que focam em  automação industrial.

TIPOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

– Manutenção industrial corretiva: tem como objetivo recuperar a capacidade produtiva de um equipamento que tenha perdido ou diminuído sua capacidade de produção.

– Manutenção preventiva: significa prevenir a ocorrência de um problema no processo através da realização de algumas atividades. As mais comuns são trocar peças e óleo, engraxar, limpar etc.. A operação jamais poderá ser interrompida para manutenção sem a mesma ter sido programada.

A empresa deve estabelecer um cronograma de manutenções para que não haja interrupção no processo.

– Manutenção preditiva: é realizada através da análise e acompanhamento de alguns aspectos ou condições de equipamentos e instalações, com o objetivo de prevenir o problema para não ocorra no futuro. Por exemplo, a análise do óleo de uma máquina ou o monitoramento das vibrações de uma turbina.

– Manutenção produtiva total: este tipo de manutenção vai muito além da forma de se fazer manutenção, ou seja, é uma filosofia gerencial que atua na forma organizacional, no comportamento das pessoas, no modo com que tratam os problemas, não só os de manutenção, mas todos ligados ao processo produtivo. Objetiva atingir “zero falha” ou “zero quebra”, buscando evitar que o equipamento quebre em operação. É um tipo de manutenção que não se preocupa somente com a melhoria dos equipamentos. Também com a melhoria das pessoas que são as responsáveis pela qualidade do produto ou serviço. Alguns produtos podem chegar ao mercado apresentando falhas devido à falta de manutenção dos equipamentos.

Sabendo que depois das pessoas, os equipamentos são o maior recurso da empresa. Precisamos ter equipamentos favoreçam o desempenho de nossas funções e também estarmos preparados fabricar um produto ou prestar um serviço com qualidade.

Veja um caso de sucesso.

Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/a-importancia-da-manutencao/

Contatos
+55 71 9 9265 4026
+55 71 9 9184 7606
comercial@stepon.com.br

Enviar mensagem
Fale com um especialista!
Olá, converse agora com um de nossos especialistas!